Oslo para iniciantes: o que fazer na capital norueguesa

Quem me conhece sabe que eu amo a Escandinávia (#FuiVikingEmOutraVida), e quando vi a passagem da Icelandair com destino a Oslo + free stopover em Rejkyavik, encontrei a desculpa perfeita para dar um check em mais um país daquelas bandas, e uma cidade que queria conhecer faz tempo.

Oslo é uma cidade média, com pouco menos de 700 mil habitantes – não muito longe das suas vizinhas Estocolmo e Copenhagen – mas com muita coisa legal pra fazer. Fiquei 4 dias por lá e apesar do friozinho de aproximadamente 0 graus, não nevou e deu pra conhecer vários lugares. Alguns highlights que valem a pena, caso você esteja de passagem marcada – ou pensando em ir para lá:

  • Munch Museum + National Gallery: assim que marquei a viagem, sabia que queria ir no Munch Museum e ter a chance de ver o famoso quadro de Edvard Munch ao vivo. Pra quem não sabe, Munch era norueguês, e esse mini museu tem algumas das suas obras em exibição. Para meu desapontamento, descobri após dar a volta inteira por lá que The Scream estava no porão (??) e não conseguiria ver no museu. Entretanto, o guardinha simpático que conversou comigo me contou que uma outra versão (são 4 no total – uma das quais já foi roubada e recuperada!), estava em exibição na National Gallery. Então não desisti e fui direto pra lá… Vitória!

Scream

Os ingressos para o Munch Museum e a National Gallery custam 100 NOK cada (~USD 12).

  • Oslo Opera House: o prédio símbolo da cidade fica numa área super central de Oslo e é bem bonito à noite. Para uma vista panorâmica, vá até o topo – que pode ser acessado de graça pelo lado de fora!

Oslo Opera2 (1 of 1)Oslo Opera (1 of 1)

  • Aker BryggeAkershus Fortress: a orla de Oslo é sem dúvidas uma das áreas mais bonitas de passear tanto de dia como de noite, com vários restaurantes e bares legais por perto. Além disso, você também consegue ter a vista da fortaleza da cidade, que foi construída no século XIII para proteger Oslo de invasões (acabei não tendo tempo, mas é também possível fazer um tour por lá).

Orla (1 of 1)Orla2 (1 of 1)fortal;eza (1 of 1)

  • Frogner Park: o Frogner Park é também conhecido como Vigeland Park, pois abriga as esculturas de Gustav Vigeland. Ele é o maior parque de esculturas do mundo de um único autor e vale a pena a visita! Ainda tive a sorte de pegar um dia lindo de outono – o que deixou tudo mais bonito:

Frogner (1 of 3)Frogner (3 of 3)

As 212 esculturas de bronze e granito criadas por Vigeland são 100% dedicadas à forma humana, e a obra mais famosa do parque, o “Monolito”, é uma pedra de ~14 metros de altura e é composta por 121 pessoas – uma em cima da outra – representando o desejo de alcançar o divino:

Frogner (2 of 3)

  • Holmenkollen: uma das atrações mais populares da Noruega, o Holmenkollen é um local de eventos e que também abriga o Museu do Ski mais antigo do mundo. Ele fica no alto de uma montanha, um pouquinho afastado de Oslo, mas facilmente acessível de metrô. A entrada para o museu também garante o acesso ao topo do prédio e uma vista linda de Oslo (os tickets custam ~USD 16).

osloo (3 of 4)

osloo (4 of 4)

Outras dicas:

  • Moeda: a moeda de Oslo é a coroa norueguesa, mas todos os lugares são obrigados a aceitar cartão, então não precisei trocar nenhum dinheiro durante os dias que fiquei por lá.
  • Comida: a comida norueguesa é bem variada e frutos do mar são um ponto forte. Mas a melhor coisa que eu comi foi o famoso brown cheese, que lembra uma mistura de queijo com doce de leite. Tentei achar por aqui mas ainda não encontrei – quem souber de algum lugar me conta!

osloo (2 of 4)

  • Transporte: para ir do aeroporto à estação de trem central, peguei um trem da Flytoget (~USD 20 cada perna). O aeroporto tem várias placas indicando o lugar e eles saem de 20 em 20 minutos. Dentro da cidade, o metrô/ônibus te levam a quase todos os lugares e vale super a pena pegar um passe de 24 horas (~USD 11). Você pode comprar na máquina na estação ou pelo aplicativo da Ruter.

Até o próximo post!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: