Cidade do México – Parte 3: Centro Histórico

Para quem gosta de história, a Cidade do México é um ótimo destino. No seu Centro Histórico especificamente, tem tanta coisa pra ver, que vale a pena se planejar para passar um dia inteiro por lá, como fizemos em um dos dias da viagem.

Logo de manhã, descemos de Roma Norte pelo Paseo de la Reforma, uma das principais avenidas da cidade e que dá direto no centro. A avenida é super bonita e vale a pena a caminhada. Começamos parando no Monumento a la Revolución, uma construção enorme que foi inicialmente projetada para ser o Palácio Legislativo do país durante o governo de Porfirio Díaz. Quando ele caiu, o novo governo decidiu dar continuidade à obra, que acabou se tornando um símbolo da Revolução de 1910, servindo atualmente de mausoléu para os seus heróis .

Monumento

A alguns minutos a pé do monumento, está o Museo Mural Diego Rivera (a entrada + permissão para foto custa ~USD2). O museu é bem pequeno e a sua principal obra é o Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central, um grande mural que representa o próprio autor quando criança, passeando na Alameda Central acompanhado de 150 personagens emblemáticos dos 400 anos da história do México.

7585928352_img_1291

Ao sair do museu, passamos pela Casa de los Azulejos, um palácio do século XVIII cuja fachada foi construída com azulejos brancos e azuis da cidade de Puebla (outro ponto conhecido, mas que não tivemos a chance de visitar dessa vez). Atualmente a casa abriga um restaurante.

 

Seguimos então em direção ao Palácio de Bellas Artes (lindo!), que também abriga algumas exposições de artistas mexicanos, mas a fila estava tão grande que desistimos e entramos apenas no saguão de entrada (gratuito) para checar a arquitetura interna.

img_3259

Do lado de fora do Palácio é possível também ver outro ponto importante da cidade, a Torre Latinoamericana. O prédio foi o primeiro skyscraper construído em terras sísmicas, tendo sobrevivido inclusive ao terremoto de 1985! Não chegamos a entrar nele, mas atualmente ele abriga alguns escritórios, bem como um observatório, duas transmissoras de rádio e um museu.

img_3262

Continuamos a caminhada em direção ao Zócalo ou Plaza de la Constitución, a praça central (e muito movimentada) de CDMX e antigo centro cerimonial da cidade asteca Tenochtitlan (aka México-Tenochtitlan). Ao seu redor, você encontrará a Catedral Metropolitana, a maior das Américas!

img_3135

Em volta do lado do Zócalo, está também o Palacio Nacional (entrada gratuita), sede do poder executivo federal e que também abriga diversos murais de Diego Rivera.

Palacio Nacional

Como tínhamos tempo, acabamos deixando o último lugar que queríamos visitar, o Templo Mayor (entrada ~USD3,5), para o dia seguinte. O templo foi um dos principais da capital asteca Tenochtitlan e, além das ruínas, há também um museu que conta mais da sua história.

Templo Mayor

Se você tem pouco tempo na cidade, esse é com certeza um passeio indispensável para entender um pouco mais sobre a história e cultura do país e da Cidade do México! 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: